Fungos
- Leonice Glowacki
- 9 de ago. de 2016
- 3 min de leitura
Características do Fungos
Os fungos são eucariontes, encontrados em diversos lugares. São decompositores da matéria orgânica. Estão na terra há aproximadamente 600 milhões de ano. A parte da biologia que estuda fungos é chamada de micologia. Eles podem ser microscópicos e macroscópicos. Alguns são comestíveis como Champions, outros são venenosos porque eles contêm uma toxina que pode levar o indivíduo a morte. Há fungos que são alucinógenos.
Fungos
Os fungos unicelulares, ou leveduras ocorrem como células individuais com penas um núcleo. Em geral são maiores que as bactérias. O corpo de um fungo filamentoso é formado por uma estrutura chamada micélio. Este é composto de filamentos individuais em forma de tubo, as hifas, que correspondem as células multinucleadas (com vários núcleos). Muitas vezes durante a fase reprodutiva, o micélio de um fungo filamentoso é subdividido em duas partes distintas, cada qual com uma função especifica. O micélio vegetativo assume as funções vitais de organismo, tais como nutrição e crescimento, retirando nutrientes do substrato por meio de hifas. O micélio reprodutivo formado por hifas especializadas na formação de esporos, células reprodutoras. Essas hifas, em geral, crescem perpendicularmente ao substrato, favorecendo a dispersão dos esporos.

Nutrição dos fungos
Todos os fungos são heterótrofos (incapazes de produzir seu próprio alimento). A digestão deles é extracorpórea (realizada fora do corpo). O fungo lança no ambiente enzinas que degradam as moléculas orgânicas complexas, e depois, absorve moléculas menores, mais simples. Por essa razão, são designados heterótrofos por absorção. Quanto aos modos de vida, os fungos podem ser decompositores, parasitas, mutualísticos ou predadores.
Fungos decompositores
Os fungos saprófagos, juntamente com as bactérias são os principais decompositores da biosfera, promovendo a reciclagem da matéria constituinte dos seres vivos. A maioria deles vive no solo, obtendo nutrientes de seres mortos. Os fungos decompositores também são responsáveis pelo apodrecimento de alimentos e de outros materiais, como a madeira. Exemplo de matéria orgânica viva: frieira Fungos Parasitas
Os fungos que vivem à custa de outros organismos vivos, prejudicando-os e ocasionalmente provocando até sua morte, são classificados como parasitas. Várias doenças são causadas por fungos parasitas, nas plantas, cita-se a ferrugem do café. As micoses que atacam a pele e outros órgãos de seres humanos e animais são provocados por fungos.
Fungos mutualísticos
Existem fungos que se associam a outros organismos, estabelecendo uma relação em que há benefício mutuo para os indivíduos envolvidos. Esses fungos são denominados mutualísticos. A maioria vive associada a seres fotossintetizantes, como as plantas, cedendo-lhes parte da água e dos nutrientes que as hifas absorvem do solo. As plantas cedem ao fungo certos açucares e aminoácidos. Fungos predadores
Na maioria dos casos, as hifas secretam substâncias aderentes que aprisionam os organismos que tocam os fungos. Dessa maneira, as hifas penetram no corpo da presa, crescem e se ramificam, espalhando-se no interior do organismo e absorvendo seus nutrientes, causando-lhes a morte. Predador é aquele que mata o ser vivo, competição por alimento, espaço, reprodução.
Reprodução Assexuada
O modo mais simples de reprodução de um fungo lamentoso é fragmentação, que consiste na ruptura do micélio gerando fragmentos que vão originar novos micélios. No caso das leveduras que são unicelulares, a reprodução assexuada se dá por divisão celular, ou seja, brotamento que originara duas ou mais células filhas. Outro mecanismo de reprodução é a esporulação, que envolve presença de células haploides chamadas esporos. Na extremidade da hifa há uma estrutura dilatada chamada de esporângio que abriga no seu interior os esporos. Quando os esporos estiverem prontos, a parede do esporângio se rende liberando os esporos.
Reprodução sexuada
É a fusão de núcleos genéticos haploides gerando zigotos diploides.
Classificação dos fungos:Podem ser divididos em 4 grupos: Quitridiomicetos Zigomicetes Ascomicetes Basidiomicetes
Comments